Lara Crokaert é o seu nome verdadeiro. Filha de pai belga e mãe siciliana, nasceu no dia 9 de Janeiro de 1970 em Etterbeek (Bruxelas). Lara viveu até os cinco anos na Sicília, nas proximidades do vulcão Etna. Em 1975 voltou à Bélgica para estudar música e em 1978, no dia de St-Nicolas, ganhou um piano de presente, começando a compor suas primeiras melodias e também a ter aulas de canto.
Ela se apresentava em pequenas salas em Bruxelas e nas redondezas, ajudada pelo pai, que sempre a incentivava a participar em concursos de amadores. Em 1986, após ganhar o concurso Le Tremplin de Bruxelles, ela teve a oportunidade de gravar duas canções: L'Aziza est en pleurs (Aziza está em prantos) e Il y avait no lado B. Foram feitas 500 cópias.
Em 1988, Lara representou Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção, em Dublin, ficando em quarta posição, fato que impulsionou sua carreira. Ela abandonou definitivamente seu curso de direito para dedicar-se à música em tempo integral. Após gravar “Je sais” (em dueto com Franck Olivier), foi para Quebec, uma das dez províncias do Canada, para promover a canção. De volta à Bruxelas, ela só pensava em voltar para Quebec, onde a população é 80% franco-canadiana (descendentes de franceses) o mais rápido possível, pois havia se apaixonado pelo lugar.
Lara conheceu Rick Allison num piano-bar em Bruxelas. Ele tocava maravilhosamente e a sintonia entre os dois fez com que abandonassem tudo na Bélgica para tentar a sorte em Quebec, onde lançou o seu primeiro álbum em 1991, produzido por seu pai. Despois fez uma turnê por todo o Canadá, durante dois anos.
Seu segundo álbum, Carpe Diem foi lançado em 1994. O disco trouxe sucessos como Tu t'en vas e Je suis malade, ganhando prêmios Félix e Junos no Canadá. Em 1° de julho de 1995 Lara Fabian obteve a nacionalidade canadense. Em 1996, alguns meses após se tornar cidadã canadense e de um estrondoso sucesso de sua turnê Sentiments Acoustiques, ela foi escolhida pelos estúdios Walt Disney para interpretar a voz da personagem Esmeralda do filme O Corcunda de Notre Dame, assim como gravação da trilha, com a canção “Dieu Aide Les Exclus” ( Deus ajuda os excluidos).
Em setembro de 1996, seu terceiro álbum Pure foi premiado como melhor álbum popular e Junos (melhor álbum francófono). Somente em 1997 o álbum Pure foi lançado na Europa, vendendo mais de dois milhões de cópias depois do sucesso de “Tout, Je t’aime, Humana e La différence.Tout”, que lhe renderam um World Music Awards. Em meio a esse tempo Lara se apresentou em programas de TV, rádio, jornais, revistas. Depois partiu para uma turnê pelos países europeus francófonos.
No dia 20 de Fevereiro de 1998, no palco do Olympia, ela recebe o Victoire de La Musique como Revelação do Ano. Sua popularidade foi homenageada com uma réplica sua no Museu de Cera Grévin e em 1999, um disco ao vivo alcança o primeiro lugar em vendas no mesmo dia do lançamento. Também neste mesmo ano Lara Fabian lança o seu primeiro álbum em inglês.
A cantora influenciada por Barbra Streisand, confirma seus dotes vocais excepcionais, mais particularmente com “Adagio” (versão do famoso Adagio de Albinoni). Lara gravou um esplêndido especial de tv, o From Lara With Love, onde apresentou canções do disco atual em inglês além de inesquecíveis interpretações para canções como Perdere l'amore, Caruso e Je suis malade, que é um dos vídeos mais acessados de Lara até o momento. As outras canções: I am who I am, Love by grace e Quédate foram as responsáveis por consagrá-la em países como Brasil, Portugal e Espanha. A música Love by Grace fez enorme sucesso no Brasil por ter sido tema da personagem Camila (Carolina Dieckmann) enquanto ela lutava contra a leucemia, na novela Laços de Família, exibida pela Rede Globo de 2000 a 2001.