Pintura de Romero Britto

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O AFETO DE NOSSOS AMIGOS

Amigos são afetos que nos envolvem emocionalmente de diferentes maneiras! Uns nos entusiasmam, outros procuram nos proteger, outros nos confortam de uma forma quase sempre exclusiva. Em muitos momentos de nossa vida sentimos que precisamos ter ao nosso lado esse ou aquele amigo ou amiga e é interessante lembrar e analisar esses relacionamentos quando estamos sós, sem sentirmos a falta de alguém de uma forma geral...  Na minha relação de amizades é fácil estabelecer uma seleção de amigos específicos para cada situação que eu vier a enfrentar. É engraçado comparar como vivenciam determinadas circunstâncias e as suas variadas reações.

Algumas vezes pedi socorro para Sandra quando deveria ter chamado a Silvia... Percebi também que Roberto é o melhor companheiro para praticar meus esportes preferidos; montanhismo e equitação. Embora Paulo seja o bambambam nos dois esportes, é um péssimo parceiro, pois vive criticando a minha performance o tempo todo! Ele é incapaz de entender que eu quero me divertir mais do que me aperfeiçoar... Roberto apesar de fazer quase o impossível para equilibrar-se em cima de um cavalo e só desejar escalar montanhas pouco íngremes por estar um pouco acima do peso e se cansar facilmente, me diverte com o seu jeito alegre e meio moleque.
Quando me sinto solitária após um rompimento amoroso, eu sempre posso contar com a minha querida Fernanda que é bem perspicaz no assunto! Nunca tenta me aconselhar, apenas ouve as minhas intermináveis lamúrias... Depois sugere um bom filme, geralmente uma comédia romântica, para alugarmos, comendo pipoca regada a catchup. Provavelmente ela sabe que isso acontecerá mais vezes e acabarei aprendendo a encarar tais situações de uma forma menos intempestiva.

Quando eu tenho os meus momentos de “revolta financeira”, como costumo dizer quando estou com a conta bancária comprometida e preciso “apertar o cinto”, desistindo de comprar alguma coisa que invariavelmente é supérflua, telefono para a Suzana, que tem as finanças perfeitamente controladas e jamais tem ímpetos de comprar qualquer coisa que fatalmente, dali a algum tempo possa tornar-se dispensável! É tão prudente que já fez alguns cursos de administração financeira.

Se eu estou em crise profissional, insatisfeita com o meu emprego, o que acontece poucas vezes no mês... rsrsrsrs, sem hesitar procuro o Luis, que já mudou de emprego várias vezes e tem muitas histórias hilariantes e até algumas meio trágicas, como costuma dizer. Ele sempre me aconselha e acaba me convencendo a permanecer no emprego e só me demitir quando tiver plena certeza do que quero realmente fazer. Se eu chamasse a Carla, certamente já teria me demitido com alguma freqüência! Carla sempre procura um motivo para buscar um novo emprego, porém, nunca tem coragem de pedir demissão. O interessante é que ela acaba sugerindo aos amigos bons pretextos para ficarem desempregados indo em busca de novos horizontes... (inclusive já fez isso comigo uma vez!) 

Quando fico estressada com problemas familiares penso logo na Verônica cuja família é numerosa e lhe dá muitas preocupações. Tranquila e ponderada além do que acho normal, ela sempre encontra as palavras certas para confortar-me.

Vocês podem estar curiosos sobre o conceito de amiga que as pessoas do meu relacionamento tem a meu respeito. Para mim é difícil saber, apenas procuro estar sempre receptiva em relação a eles, ouvindo, compartilhando, compreendendo, e acima de tudo evitando propor atitudes como se as situações deles fossem vivenciadas por mim. 

Enfim, é maravilhoso poder contar com o afeto de amigos e sentir que as nossas dificuldades sempre podem ser abrandadas com a atenção característica de cada um deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário